A quarta temporada de Stranger Things ultrapassou 1 bilhão de horas de exibição e se tornou a série mais cara da Netflix, com valor aproximado de mais de 30 milhões de dólares por episódio.
Nas cenas do passado nada agradável de Eleven, quando era retratada no laboratório, foi necessário que a atriz Martie Blair interpretasse a personagem na fase de criança, uma vez que a atriz original, Millie Bobby Brown, cresceu. Devido a isso, foram usados efeitos especiais (CGI) na finalização dos episódios para deixá-las idênticas, porque apesar de serem muito parecidas, ainda assim há diferenças nítidas entre elas.
Ao contrário da primeira temporada de Stranger Things, a atriz não raspou o cabelo para atuar na parte 4 da série. Ela usou uma peruca, como é possível ver no vídeo do perfil do Instagram da cabeleireira responsável pela transformação, Sarah Hindsgaul.
O grande vilão Vecna não foi construído usando CGI, portanto, para criá-lo foi feito um trabalho usando próteses e maquiagem no ator Jamie Campbell Bower. O designer Barrie Gower, famoso por trabalhar em diversas produções como Game of Thrones e Harry Potter, foi o idealizador da criação em parceria com o artista Michael Mayer, que desenvolveu os desenhos iniciais do personagem. A Netflix divulgou um vídeo no perfil do Instagram em que é mostrada toda a caracterização de Vecna.
Durante toda a temporada, houve uma diferença visual muito perceptível entre a URSS, que foi retratada com cores mortas e frias, e os EUA, que usaram paletas de cores quentes e muito coloridas. Isso acontece para diferenciar as cenas de ambos os países, e também para criar na narrativa o lado bonzinho e o lado vilão.
Segundo alguns estudos de psicologia, as cores são capazes de nos transmitir sensações e emoções, assim influenciando nossas impressões. Vale a pena ressaltar que essa técnica é usada em várias produções audiovisuais.
Durante a temporada, descobrimos que o policial Hopper felizmente estava vivíssimo em uma prisão na Rússia. Para retratar da forma mais real possível o sofrimento na prisão, o ator David Harbour, que deu vida ao personagem, afirmou em uma entrevista à GQ Magazine que perdeu mais de 30 quilos e que provavelmente não faria isso de novo.
No segundo episódio, foi revelado em determinado momento que a data do dia que os personagens estavam era 22 de março, que conforme uma fala na segunda temporada é o mesmo dia que Will faz aniversário. Esse evento foi esquecido pelos produtores de Stranger Things, que posteriormente fizeram uma alteração na fala do episódio da parte dois para manter o contexto na história.
A atriz Amybeth McNulty, conhecida por protagonizar a amada e injustiçada série Anne with an E, fez breves participações nessa temporada. Ela deu vida a personagem Vicky, que foi a grande paixão de Robin.
O ator que interpretou Freddy Krueger no clássico filme terror A Hora do Pesadelo foi outra grande atração. Robert Englund atuou no papel de Victor Creel durante a cena em que Nancy e Robin visitaram a prisão para descobrir mais detalhes sobre Vecna.
Antes das filmagens, o ator Brett Gelman, que interpretou Murray, teve que adquirir habilidades para entrar preparado no papel. Ele afirmou em uma entrevista ao The Hollywood Reporter que fez treinos de artes marciais durante 3 meses, uma vez que seu personagem é faixa preta em karatê e lutaria em cenas importantes da quarta temporada.
Uma série de sucesso cria sucessos, ou melhor dizendo, recria sucessos. Estou me referindo as músicas que marcaram a temporada e consequentemente foram para o topo das plataformas de áudio.
Kate Bush, que teve sua música Running up the Hill (A Deal With God) usada na cena em que Max estava prestes a ser pega por Vecna, voltou as paradas de sucesso após 37 anos. Para agradecer, ela disse que se sente impressionada com todo o carinho e a valorização em uma publicação no site dela.
Já a banda de heavy metal Metallica, foi beneficiada por Eddie Munson ter feito um verdadeiro show no Mundo Invertido com a música de 1986, Master of Puppets, pouco antes de morrer. Eles agradeceram em um vídeo no TikTok usando a camiseta do clube do personagem, o Hellfire Club.